Vivendo
São José

São José

A vida de São José torna-se uma referência para quem acredita na força do amor que nasce da vontade de Deus. Numa sociedade movida pela imposição do subjetivismo e carregada de liberdades provisórias, temos a impressão de que é necessário qualificar nossas ações.

É evidente que as respostas que José procurava não estavam prontas, mas também fica claro que a vida não se calava. A economia de palavras nas Sagradas Escrituras a respeito das ações e mesmo da vida de São José não diminui a grandeza de suas escolhas, do amor à família e da fidelidade ao Projeto de Vida que Deus lhe propôs.

As facilidades que as escolhas sugerem nem sempre se configuram na prática. Não é possível tirar conclusões sobre o grau de felicidade que São José encontrou nas escolhas que fez depois que soube ouvir com carinho e atenção a vontade de Deus Pai.

Temos a impressão que a acolhida à vontade de Deus tornou São José mais consciente da missão que lhe fora confiada: cuidar da Pessoa e da missão de Jesus e de Maria a mãe do menino, como afirma o Papa Francisco na Carta Patris Corde, publicada no dia 8 de dezembro de 2020 por ocasião dos 150 anos da festa de São José como padroeiro da Igreja.

Extraordinário no ordinário

Depois de Jesus e Maria, José é o principal Santo da Igreja. Isso não diminui em nada a grandeza dos outros santos, uma vez que o esposo da Mãe de Deus também serviu de inspiração à vida de muitos santos e santas.

Os Evangelhos tecem comentários sucintos da vida de São José, contudo, é importante destacar que esses relatos são suficientes para compreender a essência desse santo, que soube colocar-se em silêncio diante do mistério da encarnação, sem deixar de cultivar uma intensa vida de oração em sua vida cotidiana.

De alguma maneira a vida de São José nos leva a olhar para uma realidade moldada pela beleza da Sagrada Família, mesmo com as dificuldades. A reconstrução da vida de um humilde carpinteiro que foi escolhido por Deus para ser o pai de coração de seu filho amado e o esposo daquela que fora escolhida para ser a mãe do Salvador, nos faz pensar na responsabilidade que lhe foi pedida e na graça que Deus lhe concedeu.

A vida de São José se parece com a nascente de um rio, pois nasce miudinha, pequena e límpida e depois se alarga no horizonte e vai tocando todas as margens que a natureza lhe brinda.

Ao pensar na atitude de São José diante da missão que lhe foi apresentada, ficamos impactados com sua postura diante da incompreensível situação que se apresentava. Somente à luz da fé tal contexto poderia ser assumido, compreendido e vivenciado com tanta notoriedade, simplicidade e serenidade de alma.

A atitude extraordinária de São José está na sua capacidade de assumir de maneira extraordinária as questões ordinárias de seu cotidiano. Parafraseando São Leonardo Murialdo, podemos dizer que São José foi “extraordinário no ordinário”.

O ato de consagração a São José é um caminho para se unir mais profundamente a Deus, seguindo os passos de São José. É um ato de fé e de dedicar a vida a São José, que é considerado o pai espiritual, protetor e guia.

Eu, ( nome ) filho de Deus, tomo-vos, São José, como meu pai espiritual. Confio que Jesus e Maria me conduziram a vós, para conhecer-vos, amar-vos e para consagrar-me totalmente a vós.

Por isso, conhecendo-vos e amando-vos, consagro-me inteiramente a vós, São José. Quero-vos em minha vida: disto necessito. Tomai-me como vosso filho espiritual, ó grande São José! Nada desejo impedir de vossa paternidade protetora.

Como esposo de Maria, vos provestes minha mãe espiritual. Obrigado por ter-lhe sido sempre fiel. Obrigado por tê-la amado e por ter dado a vossa vida ao seu serviço.

Como o pai virginal de Jesus, cuidastes de meu Senhor e o protegestes dos homens perversos. Obrigado por guardar a vida do meu Salvador. Graças a vós, Jesus pôde derramar Seu sangue por mim na cruz. Graças a vós, São José, guardo esperança da vida eterna nos Céus.

Como meu pai espiritual, sei que vós me guiareis e me protegereis também. Por favor, instrui-me nos caminhos da oração, da virtude e da santidade. Quero ser como vós, São José. Quero ser puro, humilde, amoroso e misericordioso.

Agora que sou vosso e vós sois meu, prometo nunca vos esquecer. Sei que nunca vos esquecereis de mim, isso me da alegria sem fim! Sou amado por São Jose! Pertenço a São Jose!

Louvada seja a Santíssima Trindade que vos abençoou e elevou para ser o maior santo depois de Maria. Louvada seja a Virgem, que vos ama e quer almas que vos amem. Louvado sejais vós, São José, meu pai, meu guardião e meu tudo!

Amém!

Texto “Consagração a São José - As Glórias de nosso Pai Espiritual”, de Donald H. Calloway

Sociedade Escolar e Beneficente da Comunidade São José