A Semana Santa é um período sagrado para os cristãos, que envolve os últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição, o que acontece no domingo de Páscoa.
DOMINGO DE RAMOS
A Semana Santa existe com propósito de celebrar a Paixão de Cristo. Começando com o Domingo de Ramos, se relembra a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, após ter passado 40 dias de jejum no deserto.
Ele entrou na cidade sagrada montado em um jumento e recebido com ramos de árvores e folhas de Palmeira sendo reconhecido pelo povo como o Messias
Isto causou revolta, medo, inveja e desconfiança de pessoas importantes da época, como sacerdotes e mestres da Lei, que com medo da influência de Jesus começaram a se organizar para matar o Filho de Deus.
SEGUNDA-FEIRA SANTA
O segundo dia da Semana Santa foi um momento de descanso para Jesus. Ele passou horas de tranquilidade na casa de seu amigo Lázaro, de Marta e de Maria Madalena.
TERÇA-FEIRA SANTA
O terceiro dia da Semana Santa foi um dia de tristeza para Jesus, pois ele anuncia sua morte para os apóstolos e afirma que há um traidor no grupo, que no caso seria Judas.
Apesar de tudo, o Messias parece compreender seu destino e manifesta seu amor por todos.
QUARTA-FEIRA SANTA
O quarto dia é relembrado o doloroso encontro entre Mãe e Filho. Em algumas igrejas fiéis aproveitam para realizar a Procissão do Encontro onde os homens saem em procissão com Nosso Senhor dos Passos e as mulheres vem com Nossa Senhora das Dores e se encontram no mesmo local.
QUINTA-FEIRA SANTA
No quinto dia Jesus se reúne com os apóstolos para a última ceia onde lavou os pés de 12 homens e encorajou o amor ao próximo. O Messias ofereceu pão e vinho, simbolizando o corpo e sangue de Cristo, foi neste dia que Ele instituiu a Eucaristia.
Neste dia a igreja católica celebra alguns rituais sagrados como benção dos Santos óleos, a celebração do crisma e o lava-pés.
Na cerimônia do lava-pés, o Sacerdote lava os pés dos fiéis para lembrar o gesto de Jesus Cristo.
SEXTA-FEIRA SANTA
É um dia de celebração da Paixão de Cristo, a morte de Jesus na cruz. É um dia de jejum e abstinência de carne. Representa a crucificação e morte de Jesus Cristo e é uma narrativa da redenção e salvação.
SÁBADO SANTO
No sétimo dia, também conhecido como sábado Santo ou de Aleluia começa a Vigília Pascal. Durante este dia, Jesus permanece morto e tudo parece perdido. Este dia comprova que Jesus morreu realmente.
DOMINGO DE PÁSCOA
No oitavo dia Jesus que esteve morto durante todo o sábado, ressuscitou ao amanhecer de domingo. Ele venceu a morte e se levantou de sua sepultura, como um sinal de amor, vida, esperança e misericórdia.
Que possamos viver com fé nos momentos que Jesus viveu, sermos exemplos de amor, esperança e misericórdia assim como Jesus Cristo nos ensinou.
FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!